PRODUTOS PAUL
A Origem dos Macarons

Redondos, coloridos e assustadoramente saborosos, os macarons são um ícone da história da pastelaria e um verdadeiro símbolo da Arte de Viver à Francesa.

A origem dos macarons envolve-se em mistério, mas o certo é que antes de chegar à fórmula que hoje apresenta terá conhecido muitas derivações no que diz respeito à sua receita. Enquanto que algumas fontes evidenciam a existência de produtos muito semelhantes na Idade Média, a história oficial do macaron francês, para muitos, terá começado no Renascimento graças a uma Rainha de nacionalidade… italiana!

Como outras estrelas da cozinha e pastelaria francesas, o macaron poderá ter aparecido em França pela mão da Rainha Catarina de Medici que teria trazido consigo estes pequenos bolos de amêndoa… provavelmente inspirados na pastelaria oriental, como historicamente aconteceu tantas vezes com receitas à base deste fruto. Embora esta origem seja discutível, por outro lado, também o nome do produto derivaria do italiano Maccherone ou Macaroni… No entanto, muitos acreditam que seria mais uma referência à forma das primeiras receitas do que à origem do próprio produto… As incertezas são muitas! A este possível cenário, somam-se uma série de outros. Muitas regiões francesas reivindicam a receita dos macarons, relacionando-a com lendas locais – mais ou menos comprovadas. Entre a tradição monástica, histórias de realeza ou de hábeis pasteleiros, podemos mencionar algumas destas regiões: Nancy (expulsas de um convento durante a Revolução Francesa, duas irmãs refugiaram-se com um chefe de pastelaria e juntos teriam inventado a receita), Amiens, St Jean-de-Luz (o macaron teria sido inventado por ocasião do casamento de Luís XIV, em 1660) ou St. Emilion.

Nas origens do macaron, falamos de biscoitos redondos compostos por amêndoas, ovos, açúcar ou até mesmo mel. Apenas no século XIX terá surgido a ideia de combinar dois biscoitos e de os juntar através de um creme ou ganache. Foi apenas em Paris que começaram a ser coloridos e aromatizados abrindo caminho a fantasias e a tantos momentos gourmet que contribuíram para a reputação da pastelaria da capital francesa. Nasceu assim o “macaron parisiense” que rapidamente se transformaria numa estrela mundial!

Um pouco por todo o mundo, a PAUL representou, nos países em que marca presença, um contributo importante para a popularidade dos macarons, tornando acessível a um público alargado um produto que esteve durante muito tempo reservado a uma pastelaria de luxo. Tudo sem comprometer, muito pelo contrário, a qualidade dos produtos. Na PAUL, os nossos macarons apresentam um sabor rico e perfumado. Cores e fragrâncias que derivam necessariamente de ingredientes naturais, cuidadosamente selecionados. Se na PAUL o macaron se tornou um pequeno prazer para satisfazer os desejos mais simples, conservou toda a sua magia para os momentos de convívio mais especiais.

macarons lisboa

Pedidos Online

Selecione a loja mais próxima de si para fazer o seu pedido:
Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in